You are currently viewing Vale a pena ter Cartão de crédito para MEI?

Vale a pena ter Cartão de crédito para MEI?

No Brasil, muitas empresas optam por usar cartões de crédito em vez de cartões de débito comuns. Isso porque os cartões de crédito permitem que eles evitem taxas excessivas na hora de fazer compras e permitem que eles acompanhem mais de perto seus gastos. No entanto, como os cartões de crédito pessoais, as empresas devem ter cuidado ao usar um cartão de visita para despesas pessoais; caso contrário, podem incorrer em penalidades substanciais.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre os benefícios de um cartão de crédito empresarial. Eles também podem se sentir inseguros sobre como esses cartões funcionam. Não é surpresa que esses sentimentos surjam quando os cartões MEI são voltados para empresas. No entanto, abaixo você encontra alguns motivos pelos quais é vantajoso usar um cartão de crédito para MEI.

Antes, o que é um cartão de crédito para MEI

Os pequenos empresários que estão começando são chamados de Microempreendedores Individuais, ou MEIs. Certas instituições financeiras fornecem cartões de crédito específicos para esses indivíduos.

Os cartões de crédito para pequenas empresas geralmente têm menos taxas ou nenhuma taxa. Além disso, vale a pena mencionar que esses cartões são tipicamente modelos de usuário único sem recursos extras, como programas de passageiro frequente.

Ao negociar um limite de crédito com uma instituição financeira, uma empresa pode receber cartões semelhantes aos individuais. Esses cartões permitem que as empresas façam compras parceladas ou à vista, desde que não ultrapassem o limite de crédito negociado.

Quando alguém paga parte de uma fatura, o saldo restante torna-se crédito rotativo. Além do pagamento integral, podem ser acumulados juros sobre o saldo se a fatura não for paga integralmente. Estes juros podem ser pagos em parte ou na totalidade através de faturas subsequentes.

Existe anuidade em cartão de crédito para MEI?

Os cartões de crédito empresariais geralmente vêm com taxas anuais. Para usuários individuais, isso é comum. Para os empresários, também é comum que seus negócios tenham um cartão de crédito comercial.

As taxas anuais de manutenção do cartão são comuns. Esta anuidade incentiva os clientes a continuar usando seus cartões e aproveitar os benefícios associados.

Cartões com benefícios e valores inconsistentes vêm com taxas excessivas. Alguns desses cartões têm taxas que variam muito de instituição para instituição. No entanto, isso nem sempre é o caso.

Alguns bons benefícios vêm com um cartão de crédito comercial, mas muitas financeiras cobram taxas anuais pelo uso. Felizmente, muitos cartões PJ foram lançados sem taxas anuais para as empresas usarem.

O Nubank lançou recentemente um cartão de crédito PJ especificamente para microempreendedores e migrantes. Este cartão não possui taxas ou cobranças ocultas por anuidades.

Vale a pena usar o cartão de crédito para MEI?

Você precisa considerar como sua empresa é administrada e quanta mercadoria planeja comprar ao decidir como responder a essa pergunta. Não há resposta correta; Tudo depende das suas necessidades.

A compra de grandes quantidades de matérias-primas em uma única transação pode ser difícil de gerenciar. No entanto, as empresas que fazem isso podem usar cartões de crédito para facilitar esse processo. Isso permite que eles façam várias compras ao longo do tempo.

Para empresários que viajam frequentemente a trabalho ou realizam reuniões regularmente fora do escritório, um cartão de crédito pode ser útil. Isso porque os cartões de crédito ajudam a separar as despesas da empresa das despesas individuais. Consequentemente, isso facilita o rastreamento das despesas comerciais.

Não vale a pena para empresas que prestam serviço apenas ter cartão de crédito, pois não precisam fazer viagens físicas ou reuniões presenciais.

Os cartões de crédito empresariais têm vantagens e desvantagens.

Vantagens usar um cartão de crédito para MEI

  1. Ao utilizar o cartão de crédito PJ, sua empresa pode pagar apenas uma fatura para todas as suas despesas em um só lugar.
  2. Ao usar um cartão de crédito para fazer compras, as empresas se beneficiam da compra parcelada. Isso permite que eles paguem as coisas em meses, em vez de tudo de uma vez. Isso ajuda as empresas a gerenciar melhor seu fluxo de caixa porque o custo total é dividido em pagamentos mensais menores.
  3. As empresas podem facilmente pagar com cartões de crédito. Isso permite que eles façam compras sem se preocupar com dinheiro físico ou com a segurança e mudança de contas. Além disso, a maioria dos varejistas e provedores de serviços aceita esses cartões para pagamento.
  4. O registro eletrônico das transações em uma única fonte facilita o planejamento e o controle de suas despesas. Isso torna a organização a melhor financeira ao redor.
  5. Ajustar o limite de crédito da sua empresa regularmente permite que você controle melhor quanto dinheiro você gasta a cada mês. Cada conta de cartão de crédito tem um limite e as empresas devem ajustar esse limite juntamente com o faturamento.

Desvantagens de usar um cartão de crédito para MEI

  1. Alguns bancos e financeiras cobram uma taxa de anuidade em seus cartões de crédito. Esta taxa não pode ser retirada, embora alguns cartões de crédito com MEI tenham um pacote básico de benefícios. Vale a pena questionar se vale a pena pagar essa taxa;
  2. É fácil perder o controle das finanças do seu negócio devido à praticidade de usar o cartão de crédito. Para manter a organização financeira sob controle, certifique-se de que sua empresa tenha uma sólida compreensão dos pagamentos recebidos e efetuados.
  3. Definir um limite de gastos maior do que o necessário pode levar a uma confusão de quanto dinheiro está disponível para gastar. Isso pode levar a hábitos de consumo incontroláveis.