You are currently viewing Como funciona o Pix Saque e Pix Troco do Banco Central?

Como funciona o Pix Saque e Pix Troco do Banco Central?

Uma resolução do Banco Central vai trazer novidades para os clientes a partir do dia 29 de novembro, onde foi autorizada pela instituição os serviços de Pix Saque e Pix Troco.

De acordo com o BC, a modalidade do Pix Saque autoriza o saque de valores transferidos por Pix em estabelecimentos parceiros que oferecem esse tipo de serviço. Em nota emitida à imprensa, o BC informa que “estabelecimentos comerciais, caixas eletrônicos (ATMs) compartilhados e os próprios participantes do Pix, por meio de seus ATMs próprios, poderão ofertar o serviço.”

Na prática o cliente vai poder ir até o estabelecimento parceiro que oferece o serviço de Pix Saque, realizar a transferência via Pix e pode solicitar o recebimento da quantia solicitada.

A mesma facilidade para o Pix Troco, segundo o BC, o que muda é que nesta transação é realizada
a compra em um estabelecimento e, o troco pode ser pago por essa modalidade de pagamento.

Facilidades

Como funciona o Pix Saque e Pix Troco. Foto: Divulgação
Como funciona o Pix Saque e Pix Troco. Foto: Divulgação

A intenção do Banco Central é beneficiar os pequenos comerciantes e a população em geral no sentido de terem à disposição uma alternativa rápida e prática para realizar transações financeiras.

Agora o cidadão comum tem mais uma opção para ter acesso a dinheiro físico de forma mais fácil, sem precisar se deslocar a uma instituição bancária.

Ainda segundo o Banco Central, para as duas novas operações não haverá cobrança de taxas para utilizar o serviço. Esse benefício vale para pessoas físicas e pequenos empresários, que terão direito a realizar até oito transferências gratuitas mensais.

O estabelecimento comercial que oferecer esse tipo de serviço, vai receber entre R$ 0,25 a R$ 0,95 por operação. O valor pode variar de acordo com a instituição financeira em que o Pix do sacador está cadastrado.

O Banco Central informa ainda que mais novidades devem ser anunciadas para o PIX. “Com a adoção do Pix Saque e do Pix Troco, o Banco Central espera continuar a incentivar a digitalização da sociedade nos sistemas financeiro e de pagamentos, como prevê a Agenda BC, na sua dimensão competitividade.”