“É uma aproximação?”. Essa pergunta provavelmente se tornou o problema mais comum em qualquer venda com cartão de crédito ou débito. Mas os cartões de proximidade são seguros?
Com a popularidade desse método de pagamento relativamente novo, muitas pessoas têm dúvidas sobre sua segurança.
Você é uma daquelas pessoas que ainda tem medo de golpes financeiros e se pergunta se um cartão de crédito é seguro? Por favor, leia com atenção para descobrir.
Antes disso, é importante entender o quanto esses pagamentos cresceram nos últimos dois anos. Hoje, mais de um quarto de todas as transações físicas são aproximadas.
Antes do início da pandemia de Covid-19, pagamentos sem contato, ou pagamentos sem contato em português, ainda não eram tão comuns. Essa situação mudou principalmente durante a crise de saúde, que exige distanciamento físico e medidas de higiene.
Durante 2019, foram pagos aproximadamente 7,2 bilhões de reais, segundo dados da Abecs, associação brasileira de empresas de cartão de crédito e serviços.
O primeiro ano da pandemia foi um divisor de águas. As transações financeiras por meio de pagamentos sem contato cresceram 469,6%, chegando a 41 bilhões de reais em 2020.
2020 também marcou mudanças regulatórias. Até então, havia um limite de 50 reais para esse pagamento sem senha. No final do ano, passou a ser de 200 reais, valor que continua até hoje.
Essa forma de pagamento cresceu ainda mais no último ano. Em 2021, a movimentação chegará a 198,9 bilhões de reais, um aumento de 384,6% em relação ao ano anterior.
Em 2021, uma em cada quatro transações com cartão de crédito pessoal será realizada usando tecnologia sem contato. A Abecs estima que até o final de 2022, esse método será responsável por metade dos pagamentos presenciais.
Mais e mais pessoas estão experimentando, e os números do primeiro trimestre deste ano sugerem que as estimativas da associação devem se tornar realidade.
Os pagamentos aproximados movimentaram 103,2 bilhões de reais nos primeiros três meses de 2022, mais da metade do que foi registrado para todo o ano de 2021, e um aumento de 455,9% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
Para você ter uma ideia de como os pagamentos sem contato devem continuar crescendo, a bandeira Mastercard anunciou que encerrará seus cartões de tarja magnética até 2029.
O que é NFC?
Pagamentos aproximados só são possíveis com o auxílio da tecnologia NFC. A sigla vem de Near Field Communication em inglês, ou Proximity Field Communication em português.
Simplificando, esta tecnologia permite que os dados sejam transferidos entre dois dispositivos sem fios. Criado em 2003, o processo é realizado por indução magnética.
Talvez você não tenha percebido, mas esse recurso está nos cartões de transporte público há muito tempo, por exemplo. Mas só recentemente começou a se tornar um método de pagamento.
O que são pagamentos por aproximação e como eles funcionam?
Os pagamentos aproximados são transações que utilizam a tecnologia NFC descrita acima, excluindo a necessidade de leitura da tarja magnética do cartão.
Algumas carteiras digitais são pioneiras no uso de NFC para pagamentos. Nesse caso, o cartão de crédito salvo no app passa a ser utilizado na máquina de furto diretamente do celular.
Na verdade, a tecnologia é um pouco semelhante aos pagamentos por QR code, mas sem a necessidade de ler uma imagem por meio de uma câmera de smartphone.
Mais tarde, alguns cartões de crédito e débito passaram a emitir cartões de crédito com tags NFC para facilitar o processo de pagamento físico.
Hoje, quase todos os cartões são emitidos usando a tecnologia NFC. Para saber se o seu cartão tem essa possibilidade, basta verificar se ele possui um logotipo impresso como o símbolo do Wi-Fi.
Além de possuir NFC, a função de pagamento por proximidade também deve estar ativada. Algumas instituições financeiras emitiram cartões com funções de ativação, enquanto outras não. Então você precisa verificar antes de usar.
Como saber se meu celular tem NFC?
Se o seu telefone for Android, abra Configurações e toque em Dispositivos conectados. Verifique se “NFC” ou algo semelhante aparece. Se sim, os pagamentos aproximados podem ser feitos com o seu telemóvel.
Para aqueles com iOS, todos os dispositivos a partir do iPhone 6 são habilitados para NFC.
Quais são as vantagens do cartão por aproximação?
Não é por acaso que os pagamentos sem contato se tornaram tão populares recentemente. As tecnologias repletas de vantagens que ganharam força no contexto da pandemia vieram para ficar e continuar a se expandir.
As principais vantagens oferecidas pelos pagamentos sem contato são:
- Praticidade: O processo é super simples, intuitivo e prático;
- Rapidez: não há necessidade de digitar senha, o tempo de transação é menor;
- Segurança: os dados compartilhados são criptografados, o cartão ainda possui mecanismo para evitar a clonagem, exceto que a transação possui restrições sem senha;
- Higiene: Com a tecnologia, as compras podem ser feitas sem tocar em dinheiro ou máquina de cartão de crédito.
- Aceitação: Atualmente, quase todas as máquinas já possuem NFC para tais transações;
- Gratuito: as instituições financeiras não cobram taxas adicionais pela utilização desta forma de pagamento.
Quais são os pontos de atenção em relação ao cartão por aproximação?
Aparentemente, esse recurso também levantou algumas preocupações, o que dá força às discussões sobre se o método de passagem de cartão é seguro. As principais dúvidas são:
- Limites: usados como medida de segurança, os limites de pagamento sem senha podem ser um problema se você não lembrar sua senha;
- Risco: Como em qualquer tipo de pagamento, você pode ser vítima de um golpe ou roubo e acabar perdendo dinheiro. Mas calma porque daremos dicas de segurança.
Afinal, cartão por aproximação é seguro ou não?
Agora que você sabe como esse método de pagamento funciona e quais são seus prós e contras, é mais fácil descobrir se é seguro fazer uma aproximação usando um cartão.
Em relação à tecnologia, uma coisa é certa, esta é uma forma segura, pois os dados estão sempre protegidos e não há possibilidade de clonar o cartão durante o processo de pagamento.
No entanto, como em qualquer outro método de pagamento, existem riscos. Embora nenhum estudo tenha relatado fraudes por meio de cartões de proximidade, você já deve ter ouvido falar de casos, certo?
Assim como se você perder sua carteira ou sua carteira for roubada, você pode perder parte da moeda física em sua carteira, isso também pode acontecer com o cartão até que você o bloqueie.
Além disso, existem golpistas que contam com a negligência do cliente para inserir mais do que o valor do pagamento acordado no momento do pagamento.
Por fim, outro golpe que você precisa estar ciente é quando alguém tenta se aproximar da máquina de cartão sem que a vítima perceba.
O Procon de São Paulo tem alertado sobre essa prática, principalmente em eventos lotados, mesmo que as transações sejam realizadas apenas a uma distância máxima de quatro centímetros.
Por outro lado, a Abecs, associação que representa a área de pagamentos eletrônicos, alega não ter registro de tais fraudes.
“O pagamento aproximado é uma tecnologia de segurança que vem sendo adotada em vários lugares do mundo com os mesmos parâmetros de segurança do Brasil.”