O governo anunciou nos últimos dias um novo modelo de microcrédito, disponível para pessoas físicas e microempreendedores individuais. O dinheiro chegará a essas pessoas por meio da Caixa Econômica Federal, então para quem está ansioso, informamos que as inscrições terão início em junho.
Apelidado pelo governo de Esquema de Simplificação de Microfinanças Digitais para Empreendedores, popularmente conhecido como simulação digital que proporcionará mil reais às pessoas físicas, visa dar suporte financeiro à vida de quem precisa.
O objetivo é ajudar o maior número possível de pessoas necessitadas. A prova disso é que o governo nem limita esse crédito a pessoas com nomes limpos, ou seja, mesmo aqueles cujos nomes são duvidosos no SPC e Selassa (negativo) podem usar esse crédito da Previdência.
Mas, como mencionado anteriormente, o objetivo desse tipo de microfinanças não é apenas ajudar as pessoas comuns, mas principalmente ajudar os microempreendedores no Brasil. e mais! Eles poderão receber um valor maior do que o oferecido aos não MEIs.
Para os funcionários do MEI, o valor do benefício é de até R$ 3 mil, mas não muda para ninguém, pois o prazo de pagamento é o mesmo para pessoas físicas e jurídicas: 24 meses.
Outra diferença entre os dois casos é a taxa de juros. As pessoas físicas podem pagar 1,95% de juros mensais, enquanto as pessoas jurídicas pagarão 1,99%.
Mais um detalhe que merece destaque: os MEIs devem lembrar que o dinheiro recebido deve ser utilizado exclusivamente para o seu negócio, como parte do capital de giro, ou seja, para a compra de insumos e equipamentos para ampliar a produção ou viabilizar o crescimento do empreendimento.
Lembre-se, apenas MEIs com renda bruta anual de até R$ 360 mil podem participar do programa de microfinanças.
Entre os créditos oferecidos, destaca-se o fato de ser muito fácil de se inscrever. Para pessoa física, basta usar o Caixa Tem para celulares Android e iOS. Você pode fazer todo o processo pelo app. A pessoa só precisa se lembrar de atualizar seus dados.
No caso do MEI, é necessário ir pessoalmente à agência da Caixa, com todos os documentos, desde que tenha – no mínimo – uma conta de CNPJ de 12 meses.