Juntamente com a startup de criptomoedas Nexo, a Mastercard anunciou um novo cartão de crédito, posicionando-se como o primeiro cartão de crédito do mundo a oferecer restrições às criptomoedas. A empresa chama o novo produto de pioneiro no campo de cartões de crédito “apoiados em criptografia”.
“A Mastercard reconhece que os ativos digitais estão revolucionando o cenário financeiro”, afirmou em um comunicado Raj Dhamodharan, chefe de produtos e parcerias de criptomoedas e blockchain da Mastercard.
O novo cartão, que atualmente está disponível apenas na Europa, difere de outros cartões de criptografia já existentes no mercado, pois não exige que os consumidores vendam suas criptomoedas ao fazer uma compra.
Ao contrário dos cartões pré-pagos carregados com bitcoin e outros ativos, o novo Mastercard oferece uma linha de crédito que corresponde à quantidade de criptomoedas depositada nas contas Nexo dos clientes.
Nexo explicou que o cartão está disponível em 92 milhões de comerciantes em todas as regiões onde a marca Mastercard é aceita, permitindo que os investidores gastem 90% do valor fiduciário de seus ativos criptográficos.
“O cartão não exige pagamentos mínimos, mensalidades ou taxas de inatividade. Não há taxas de câmbio de até 20.000 euros por mês”, explicou a Nexo através de nota.
Também não há limite para quanto um cliente pode sacar ou gastar em uma linha de crédito aberta. Por sua vez, os juros de crédito são pagos apenas sobre o valor real do crédito utilizado. Os juros permanecem em 0% para clientes com empréstimos até 20%.
Mastercard
A Mastercard é uma empresa americana de pagamentos com aproximadamente 25.000.000 de membros Mastercard, Cirrus e Maestro em todo o mundo. A Mastercard atende consumidores, empresas grandes e pequenas em 210 países e territórios.
Mastercard é aceito em 32 milhões de pontos, incluindo 892.800 caixas eletrônicos em todo o mundo.