Você está visualizando atualmente Dicas infalíveis para aumentar Serasa Score

Dicas infalíveis para aumentar Serasa Score

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Dicas

Como melhorar o score é a questão de todo brasileiro que busca crédito e precisa de uma boa reputação no mercado.

E não é barato: os benefícios de obter uma boa pontuação são variados e, para as instituições financeiras, é sinal de que você cumpriu seus compromissos e mantém suas contas em dia.

Em outras palavras, na prática, quanto maior a pontuação de uma pessoa, maiores são suas chances de obter melhores créditos e prazos.

Para ajudar nessa tarefa, a Serasa atualizou recentemente seus critérios de pontuação e criou o Serasa Score 2.0. As mudanças foram feitas para oferecer um melhor atendimento, e as pontuações de crédito passaram a ser calculadas levando em conta a nova situação do país.

O Serasa Score 2.0 garante uma análise mais justa e transparente para quem oferece crédito e para quem precisa. Também monitora o histórico da dívida no CPF e os dados do SPC Brasil em um só lugar.

Com isso, saber melhorar seu score pode contribuir para sua vida financeira e te preparar para o crédito quando precisar.

O que é score de crédito

Primeiramente, vamos explicar com mais detalhes o que é um score de crédito, uma ferramenta de extensão de crédito muito utilizada pelas instituições financeiras.

Quando alguém pede crédito no mercado – seja cartão de crédito, empréstimo, financiamento ou qualquer outra forma – as instituições analisam as pontuações dos consumidores para entender sua situação financeira.

Em teoria, aqueles com as pontuações mais altas pertenciam àqueles que tendiam a ter bons hábitos de pagamento. Portanto, quanto maior a pontuação, maior a chance de a empresa fornecer o crédito exigido e menores taxas de juros.

Afinal, se a pontuação for alta, sabe-se que a pessoa costuma pagar suas contas em dia. Dessa forma, o risco de não pegar o empréstimo é menor, e a instituição financeira pode cobrar menos juros.

Como funciona a pontuação do score

As pontuações do Serasa são calculadas por meio de inteligência artificial, levando em consideração o comportamento financeiro de cada consumidor e com base em diferentes critérios. Cada um tem um peso para determinar a pontuação de crédito:

  • 43,6% – Pagamento de crédito;
  • 19,3% – Comportamento de consultas/consultas para serviço e crédito;
  • 13,7% – Histórico de dívidas;
  • 10,1% – Tempo de uso do crédito;
  • 7,9% – Crédito contratado;
  • 5,5% – Pagamento de dívidas.
Depois de analisar esses critérios e definir o Score de cada brasileiro, essa pontuação pode ser classificada em quatro faixas:
  • 0-300 pontos: score baixo;
  • 301-500 pontos: score regular;
  • 501-700 pontos: score bom;
  • 701-1000 pontos: score excelente.

É possível aumentar o score rápido?

Esse é um dos maiores mitos sobre as pontuações do Serasa. A regra é: não existe fórmula mágica que possa aumentar sua pontuação da noite para o dia. As avaliações da Serasa buscam ser justas e transparentes para que sua credibilidade não seja colocada à prova.

As pontuações do Serasa são pensadas para beneficiar quem cumpre seus compromissos financeiros e ajudar quem está descontrolado a evitar crédito desnecessário.

Portanto, a pontuação reflete integralmente a situação financeira de cada cidadão. Portanto, tome muito cuidado para não ser pego no golpe. Não confie em empresas que querem vender produtos que prometem aumentar sua pontuação.

Afinal, como fazer para aumentar o score? Veja 3 dicas

Não existem regras, mas existem algumas boas práticas que você pode seguir para melhorar sua pontuação e melhorar seu relacionamento com bancos e instituições financeiras emissoras de crédito. Confira algumas dicas:

1. Mantenha o seu Cadastro Positivo ativo

Cadastro Positivo é um histórico do seu comportamento de crédito. Aqui, são coletadas informações importantes, como o pagamento de suas contas, empréstimos, faturas de cartão de crédito e muito mais.

O processo de ativação é muito simples: quando o Serasa consultar sua pontuação, você verá uma seção na tela chamada Cadastro Ativo. Se “Ativado”, nenhuma ação é necessária.

Se estiver inativo, você não possui contrato de crédito atual ou desativou esse recurso no passado. Para reativá-lo ou obter mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento Serasa pelo telefone 0800 776 6606. A ligação é gratuita em todo o Brasil.

2. Regularize suas contas atrasadas

Como você lida com a dívida pode afetar sua pontuação em quase 20%. Esse já é um ótimo motivo para ter um nome limpo e ter sua pontuação Serasa acima de 2,0.

Sabemos que não é uma tarefa fácil, então você precisará aproveitar os descontos para isso. E o Serasa Limpa Nome, maior plataforma de negociação de dívidas do país, pode ajudar.

Atua como intermediário entre consumidores negativos e credores, proporcionando melhores condições de negociação de dívidas com rapidez e segurança.

É divertido, não é? Se você tem dívidas, corre lá e veja se consegue negociar. Assim, você pode começar a resolver essas questões abertas para melhorar sua pontuação. Assim você não ficará inadimplente novamente e lembre-se de pagar todas as suas contas em dia.

3. Acompanhe o seu Serasa Score com frequência

É claro que esse ato por si só não significa que sua pontuação Serasa aumentará. Mas quando você adquirir o hábito de acompanhar esses dados, obterá uma compreensão mais profunda de sua vida financeira.

Ao visualizar sua pontuação de crédito no site ou aplicativo Serasa, você também pode ver o que fez com que sua pontuação aumentasse ou diminuísse.

Dessa forma, você pode identificar hábitos que afetam sua pontuação e corrigir comportamentos prejudiciais.

Para fazer uma consulta de CPF, siga estes passos:

  1. Acesse o site da Serasa ou baixe o aplicativo – no Google Play ou App Store;
  2. Clique na opção “Consultar CPF grátis”;
  3. Digite seu CPF e senha. Caso ainda não tenha, é só criar na hora mesmo.
  4. Pronto! Ao fazer login, sua pontuação atual aparecerá na tela. Logo abaixo, é possível consultar também o histórico para acompanhar a evolução do seu Serasa Score.

A vantagem de ter o aplicativo Serasa é que você pode acessar mais facilmente suas pontuações Serasa e todos os serviços Serasa no seu celular quando precisar. Baixe agora sem pagar nada!